• thumb image

    Como proceder para regularizar a habilitação tirada no exterior

    Categoria: Consumidor,Internacional • quarta-feira, 2 setembro - 2015 •

    O processo para a pessoa tirar a habilitação no Brasil é reconhecidamente, caro, moroso e burocrático. Nesse sentido, o brasileiro que tirou sua habilitação no exterior pode se beneficiar de não ter de cumprir todo esse trâmite burocrático para ter seu direito de dirigir reconhecido em nosso país.

    Ao contrário do que muitos pensam a carteira de habilitação tirada no exterior pode ser reconhecida no Brasil. Trata-se do processo de tradução da Carteira de Habilitação.

    Para tanto, deve o portador da habilitação estrangeira cumprir os requisitos presentes na legislação brasileira, a habilitação estrangeira deve estar dentro do prazo de validade e o interessado deve levar a documentação exigida ao Departamento de atendimento ao estrangeiro do DETRAN de sua região.

    A documentação exigida é a seguinte:

    a) Origina e Cópia da habilitação do país de origem, como dito anteriormente, deve estar entro do prazo de validade;
    b) Original e Cópia do CPF;
    c) Duas fotos 3×4;
    d) Comprovante de endereço atualizado;
    e) Tradução da Carteira de Habilitação por um tradutor público juramentado;
    f) Original e cópia do documento que comprove a entrada no Brasil de forma legal;

    O estrangeiro ou o brasileiro que tirou a habilitação no exterior têm o direito de traduzir sua habilitação tirada no exterior. No entanto, não é comum o habilitante enfrentar problemas devido a burocracia dos órgãos de trânsito estaduais, nesses casos, deve-se o solicitante entrar em contato com um Advogado para pleitear seus direitos perante o judiciário.