
Cresce o número de furto a brasileiros no exterior.
Categoria: Consumidor,Internacional • quinta-feira, 25 setembro - 2014 •
Apenas nos dois primeiros meses desse ano os gastos dos brasileiros no exterior somaram US$ 4,036 bilhões, segundo o Banco Central. Grande parte dessa quantia é gasta nos Estados Unidos, em Orlando e Miami, destino de compra dos brasileiros. Porém, tanto gasto no exterior tornou o turista brasileiro visado por criminosos oportunistas.
Infelizmente, segundo o Consulado-Geral do Brasil em Miami, a prática de furtos em quartos de hotéis de brasileiros na Flórida tem aumentado. Em, 2013, foram 224 ocorrências, e este ano, até o dia 23 de setembro já foram registrados 223 casos de furtos. O consulado alega que o número é pequeno diante do 1,7 milhão de brasileiros que visitam a região por ano, mas não deixa de ser grave, visto o transtorno as vítimas que vêem suas férias arruinadas e tem um grande dano material e psicológico.
Para se precaver vale tomar alguns cuidados. Desde a escolha do hotel em um bairro menos vulnerável à adotar hábitos como ter cópias do passaporte e guardar bens de maior valor no cofre do hotel (e não do quarto).
Vale observar as dicas do Consulado:
– Estacione seu veículo em local seguro.
– Jamais deixe pertences no veículo (como passaportes, sacolas de compras, produtos eletrônicos).
– Na praia, não deixe seus pertences desacompanhados.
– Não entregue seus pertences a estranhos (ex: ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences).
– Fique ainda mais atento em locais movimentados e frequentados por turistas, como centros de compras, hotéis, parques temáticos e estacionamentos (pagos ou não).
– Tome os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer outro grande centro urbano.
– Para sua segurança, mantenha cópias, em meio eletrônico ou com parentes no Brasil, de documentos importantes, como passaporte e carteira de identidade. As cópias poderão eventualmente dinamizar o processo de obtenção de documento de viagem em caso de furtos.
Em caso de furto:
– Contatar a polícia local a fim de registrar queixa (“file a report”).
– Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos.
– Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.
– Contate um advogado para tentar reaver os prejuízos junto ao hotel e possíveis responsáveis.